Playcenter Family barra entrada de crianças negras em brinquedo
Leitura: 2 minComeço mesmo pelo nome: Playcenter Family, parque de diversões localizado no Shopping Aricanduva, na zona leste de São Paulo, impediu crianças negras de brincar no último dia 27.
O caso só veio a público neste fim de semana.
Sete crianças de 12 e 13 anos, todas negras e pobres, foram retiradas da fila de um brinquedo do parque pelos seguranças da empresa.
Era aniversário de uma dessas crianças que tinham ido comemorar a convite dr Gabriel Henrique Rodrigues da Silva, integrante de uma associação que atende crianças carentes na Igreja Metodista daquela região.
Ao UOL, Gabriel declarou que já na entrada, as crianças só conseguiram adentrar após ele se apresentar como responsável pelos menores. Depois, houve uma abordagem racista e desnecessária na frente de todos que estavam no parque. Ele diz ainda que os seguranças passaram todo o tempo seguindo as crianças e monitorando todos os seus movimentos, o que não aconteceu com as crianças brancas que lá estavam. Óbvio.
Impediram a entrada em um dos brinquedos alegando que as crianças estavam sozinhas. Ao serem confrontados por Gabriel, a gerência foi chamada e alegou que as crianças estavam pedindo dinheiro e batendo carteiras.
Gabriel, como eu, chorou.
Procurou a administração do shopping e ouviu que podia “ficar à vontade para procurar seus direitos”.
As crianças voltaram embora. Chorando. Humilhadas.
No país em que é crime ser preto e pobre.
Sabem o que eu sugiro, né? Não posso escrever, porque o instagram nos limita e bane por qualquer coisa. Mas eu sei que vocês sabem.
Atualização
A assessoria do Playcenter Family entrou em contato conosco e enviou uma nota de imprensa, que segue abaixo na íntegra:
O Grupo Playcenter informa ter conhecimento sobre o fato ocorrido no dia 27 de fevereiro, que envolve visitantes nas dependências do Parque Playcenter Family, localizado no Shopping Aricanduva, zona leste de São Paulo.
O Grupo lamenta por tal situação e enfatiza que os procedimentos e orientações foram reforçados com todos os colaboradores. Na ocasião, a equipe do parque prestou esclarecimentos ao responsável pelos menores, colocando-se à disposição para qualquer necessidade.
Com mais de 50 anos de história e referência no setor, o Grupo Playcenter repudia qualquer tipo de discriminação e reafirma a sua missão em proporcionar alegria, diversão e entretenimento para todos.
Diretoria
Grupo Playcenter”