Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Leitura: < 1 min

Hoje, dia 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial em homenagem aos trabalhadores de saúde mental que lutaram e lutam por um tratamento mais humano. 

O Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental teve grande importância na política de assistência psiquiátrica principalmente durante a ditadura militar, em que eletrochoques e outras formas de “tratamento” eram utilizados para cuidar dos pacientes. Desde então, o movimento busca levantar questões e conscientizar a sociedade sobre a saúde mental em defesa de métodos que sejam mais humanizados.

O Núcleo Estadual do Rio de Janeiro do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial (MNLA) organizou um ato que acontece nesta quarta-feira na Cinelândia, a partir das 13:30. O evento intitulado “(Ainda) por uma sociedade sem manicômios: pão, moradia, trabalho, SUS/SUAS e vida” conta com apresentações, exposição de trabalhos de geração de renda, sorteio, estreia do documentário “SOS saúde mental” e muito mais.

O ato acontece até 18:30 e a programação conta com o Coletivo de Resistência Lésbica da Maré, Movimento Negro Unificado (MNU), Movimento de saúde e Bem Viver dos Povos Indígenas, Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), entre outros.

Foto: Reprodução Internet

Mulher negra oriunda do interior do Estado do Rio de Janeiro. Professora, pesquisadora, revisora e feminista antirracista. A correria faz parte de sua vida, porque na barriga da miséria nasceu brasileira.

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT