Lava a tua boca com sabão antes de falar do Nordeste

Leitura: 3 min

Tem que ser muito preconceituoso e desprovido de cultura (dentre outras coisas) para estirar o dedo contra a cara dos nordestinos, culpando-os pelo resultado das eleições. Que bizarro! Bolsonaro não perdeu por conta do Nordeste. Perdeu porque teve uma postura ridícula, porque cometeu centenas de erros e porque era mais rejeitado que Lula. A gente, do lado de cá, pode não gostar disso, mas é fato: Lula só ganhou porque é menos odiado que Bolsonaro.

Mas aqui eu quero tratar da questão do Nordeste e dos nordestinos. Um pouco de conhecimento de história, evitaria que as pessoas dissessem tanta merda como tenho visto desde sempre e ainda mais nesta última semana. Pra ajudar você que nunca estudou um básico de história na vida, vou te contar: esse país foi construído com sangue preto e indígena. O Brasil é o país que mais matou nativos e foi o último a abolir a escravatura, substituindo pela mão-de-obra semi-escrava do Nordeste e dos imigrantes europeus (já que a elite branca se recusava a pagar pelo serviço negro). 

Vocês que adoram se dizer descendentes de europeus, saibam que seus ancestrais fugiram da miséria e da fome. Europeus, asiáticos… praticamente todo brasileiro tem origem na pobreza. Sangues nobres não construíram este país, a não ser que você seja filho das famílias que formaram a coroa. No mais, a gente é tudo povo de sangue indígena, preto e pobre asiáticos e europeus.

Cês não acham que a gente já tem vergonha demais na nossa conta com o extermínio do povo preto e dos povos originários? Com os quase 400 anos de escravidão? Com a discriminação de pretos, LGBTs e mulheres, inclusive, autorizado pelo atual governo. O que deveria sempre ter sido rechaçado, se tornou regra. E agora, colocam nesse pack os nordestinos. Façam-me o favor!

A economia brasileira que levou recursos para o seu querido Sul e Sudeste, surgiu com a cana-de-açúcar, pois, caso você não saiba, o pau Brasil ia direto pros navios ser exportados. A mã-de-obra barata de negros, indígenas e nordestinos foi o que possibilitou a cultura do café e o enriquecimento de barões que ganharam muito dinheiro e se tornaram a primeira elite econômica tupiniquim. E foi daí que nasceu um forte comando político no país após a monarquia. Já ouviu falar em política café com leite? Não, né?

O Tratado de Tordesilhas foi alterado por sulistas sem consulta aos nordestinos para destinar a maioria dos recursos nacionais para a ponta sul do país, desviando o centro do poder para essa região e para o sudeste. Investimentos monumentais em estradas, usinas, portos, tudo para essas regiões e nada para o nordeste. Um simples sistema de irrigação para o Nordeste custaria infinitamente menos que uma hidrelétrica para o Sul. Mas você prefere fazer saudação nazista e humilhar um dos berços desse país.

Com Lula, pela primeira vez, o Nordeste foi prioridade e então seu povo agiu com coerência ao votar nele. Muitas pessoas, a economia de cidades inteiras sobreviveu com os programas petistas que eliminaram a fome do mapa. Você do sul vota com o bolso? O Nordeste vota com o estômago. Gostem ou não, cada um decide pelo que lhe importa mais. Então faz um favor? Antes de levantar a voz contra o nordeste, lava essa tua boca e para de me fazer passar vergonha.

Nascemos como uma revista e uma página nas redes. Alcançamos hoje mais de dois milhões de pessoas por mês com revista, site, redes sociais, youtube e rádio. Falamos com brasileiros no mundo todo. Seu apoio é que faz tudo isso acontecer!

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT