PARA OLHAR ALÉM DAS CORES

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Entrevista exclusiva, com Paola Carosella, Ed. 29 da Coluna de Terça

Por Anderson França, Barbara Wolff, Fernanda Silvério, Jussara Oliveira

Eu conheço Paola do mesmo lugar que vocês, a internet. Eu comecei a conhecer melhor Paola no dia em que pus meus pés fora do Brasil.

Porque agora, eu e ela somos iguais. Somos, ambos, estrangeiros. Eu quando olho pra Paola eu vejo um grito, uma utopia, e aquilo que nós precisamos, todos os dias: jamais se conformar.

Eu escrevi um texto, que deixo no fim da entrevista, sobre ela e Jason. Nesse texto, acredito que eles fazem parte de um Brasil muito maior. Ela leu o texto, e desde então, falamos. Pra mim foi o presente de 2021, como as redes nos unem. Esta foi uma das maiores entrevistas que fiz, e transcrevi ela toda, palavra por palavra, e era um prazer enorme. Estamos muito felizes de receber Paola Carosella, povo brasileiro, como eu e você.

Anderson – Paola, que bom que você pode falar com a gente. Minha primeira pergunta é sobre o teu corpo. Um corpo imigrante, mulher, autônoma, e que aqui, no Brasil, depois de uma vida, se torna referência pras pessoas. Embora eu saiba que você existe antes, mas é essa Paola que está aqui, que influencia pessoas. Como você se vê enquanto corpo estrangeiro transitando tanto e tão profundamente no Brasil, e como você dorme com isso, de ser uma voz extremamente influente na sociedade brasileira?

Como é que eu durmo com isso é ótimo.

Ela é muito boa a tua pergunta, e é muito difícil de responder, porque a gente só toma consciência disso quando nosso corpo está sendo olhado como corpo que não pertence, precisamente quando você está sendo olhada, o outro está te mostrando aquilo, porque a gente se constrói na referência do outro, a gente se constrói muito pela visão do outro, pela opinião do outro, e eu sempre fui um corpo que não era daqui, eu era muito…(pausa) …solitária e muito escondida, porque eu era uma cozinheira argentina, que tinha um restaurante, que não tinha amigos na cidade, que não tinha família, e por muito tempo eu vivi só trabalhando, produzindo, e indo dormir, trabalhando, produzindo, e indo dormir, ainda conectada com que acontecia na Argentina, isso era há 13 anos atrás, ainda lia La Nación, tinha minhas amizades lá, me conectava muito pouco com o Brasil.

Acho que a gente, quando a gente é de um outro lugar, dependendo do lugar onde a gente for cair, algumas cidades são mais amigáveis do que outras, algumas cidades são mais abertas do que outras. Eu não colocaria São Paulo no ranking das mais abertas. Eu acho que é uma cidade muito difícil para você cair, e você chegar aqui numa cidade que pretende ser cosmopolita mas não é, ela é fechadíssima, você precisa saber onde ir, onde bater à porta, é tudo tribo, tudo tribo que te olha e te fala: “Nossa que legal você veio”, e dois minutos depois ninguém tá falando com você, ninguém faz a mínima ideia de você, e se você tá precisando de alguma coisa, foda-se, e aconteceu muito isso comigo. Então, por muito tempo eu era uma ilustre desconhecida, que trabalhava aqui, que tava aqui, mas não estava, não se sentia, não pertencia, a este lugar. Teve duas coisas que mudaram muito isso, e que me transformaram numa outra pessoa: ser mãe de uma brasileira, e a TV.

Ser mãe de uma brasileira, porque essa brasileira que é um bebé, mas que depois começa a falar a língua, e que depois te ensina quando tá falando errado, e corrige o teu sotaque, volta da escola com um livro do Lampião, e você precisa estudar pra saber quem é o Lampião, vai trazendo as referências, e vai juntando as peças, como se fosse quebra-cabeça, “Ah, Lampião, cangaço? Ah…tá, peraí, vou…” e vai caindo num país e numa cultura como a do Brasil, de novo: continental, gigantesca, assim é a cultura neste país.

Primeiro foi a Francesca, segundo foi a TV.

Porque a TV colocou acima de um palco uma cozinheira com conhecimento assim, né, conhecimento de quem está lá dentro da cozinha tempo todo e só olhava para os livros que ela escolhia olhar, as referências e ela escolhia ver, o cozinheiro que ela queria ver, e a literatura ela queria ver, e de um dia para o outro abriu assim “vráu”, um Brasil inteiro com toda essa maluquice que é esse país, caí e foi me dando um soco, socos de todo tipo, não só necessariamente porque as pessoas me insultavam, porque me insultaram muito, me agrediram, que me agrediram muito, mas também de um amor, assim, e também vi aquela coisa que eu falava, ‘peraí, porque as pessoas cozinham tão mal?” Porque será que as pessoas cozinham tão mal? E eu comecei como um olhar – veja, não tô falando que o brasileiro cozinha mal, tá? Estou falando que eu tinha primeiro, pelo amor de Deus, não tô falando isso, tô falando que o meu primeiro olhar, quando chegavam algumas pessoas no programa, deixa eu explicar o que eu quero dizer, quando digo que a cozinha está mal. Quando você está numa competição como MasterChef, coloca uma chef ali, uma chef, que saiu de uma cozinha, que ainda está olhando tudo como um chef olha as coisas, você fica: “nossa, mas porquê cozinha com catupiry?”, “nossa mas por que colocar em tudo, tanto leite condensado?”, é um primeiro olhar que vem é um olhar crítico, só do ponto de vista da comida, que depois esse olhar foi construindo toda a narrativa cultural que explica o porquê disso. Então, a história do Brasil são as decisões políticas que foram tomadas para que o Brasil se alimenta de determinada maneira, para que eu tenha ou não tenha o conhecimento que tem aqui, para que abandone os conhecimentos ancestrais da cozinha brasileira, se inspire, ou copie, europanizações ou americanizações da comida, sobretudo carregado de industrializados, tudo isso foi caindo pra mim, e foi me trazendo uma riqueza gigantesca que foi construindo este corpo, que é este corpo que eu sou hoje, que é um corpo muito menos gringo do que era antes, porque agora eu pertenço a esse lugar não somente eu pari uma brasileira, eu sou mãe de uma garota que vai pra escola no Brasil que se alfabetiza no Brasil, como você falou muitas pessoas me consideram uma referência, e isso dá uma responsabilidade gigantesca, eu preciso saber o que eu estou falando, eu preciso cada vez saber mais o que eu estou falando, e eu preciso cada vez mais ter consciência, noção e eu preciso me apropriar muito desse discurso, como uma, seja qual for o discurso, com muita confiança, é isso que eu estou te falando, seja o que for, é realmente o que eu acredito agora, posso estar errada amanhã, vou mudar, mas hoje eu estou sendo honesta, eu preciso ser honesta no que eu falo, então, este corpo é um corpo que se considera muito mais daqui que de qualquer outro lugar, quando eu vou pra Argentina me perguntam se eu sou paraguaia, quando eu falo espanhol “cê é do Paraguai?”, não. Porque realmente meu sotaque é qualquer coisa, eu não tenho sotaque porntenho mas nenhum pouco, são 21 anos no Brasil, que nao é pouco né, é quase uma vida, mas ainda não sou e não serei (brasileira). Todo mundo faz questão, uma das coisas ainda me dói um pouco, que consegue me machucar, é quando eu faço, eu coloco alguma posição política ou alguma, qualquer coisa que eu falo que desagrada em qualquer rede social, em seguida é: “cala a boca, volta pro teus país, aqui você não fala”, isto é uma coisa que me dói muito porque, mesmo eu tendo toda minha documentação em ordem, mesmo eu, eu vou ser naturalizada brasileira daqui a pouco, vai sair e eu vou conseguir votar, então eu não vou ser? Muitas vezes eu me perguntei se eu queria escrever sobre isso. Se eu queria escrever sobre o que é nascer, e o que é escolher. Nascer brasileira ou escolher a brasilidade. Porque nascer é um ato, é uma causalidade, nascer você não escolhe, você não escolhe nascer, você pode nascer porque alguém fez um grande esforço para você naquele lugar, você pode nascer porque alguém não quis que você nascesse e você nasceu igual, ou a gente vai nascendo. Diferente de você fazer um trabalho muito sério, e você escolher sério (sua nacionalidade), mesmo assim (pra muitas pessoas), não serei, jamais. Nunca; vou ser brasileira.

E me importa? Não. Não me importa, porque eu não vejo fronteiras.

Eu acho as fronteiras uma coisa muito pequena, muito burra até, do ponto de vista até, sabe, de logística, talvez faça algum sentido, mas pra pessoas?

Você diferenciar pessoas, por que nasceram do outro lado de uma fronteira? Não. Claro que existem características, claro que lugares formam pessoas, mas eu não vejo que isso afasta um ser ou não ser, então não me importa não ser. Eu me considero, hoje, um ser que quer muito estar aqui onde está. E que tem uma possibilidade de morar em muitos outros lugares, e que escolhe, todo santo dia, morar nessa bagunça.

Anderson – Isso que você falou mexeu em algumas coisas, assim, comigo. Sobretudo quando as pessoas abrem a boca e dizem “volta para a tua terra” (referindo-se a xenofobia em Portugal contra brasileiros), é uma facada no coração ouvir isso, é uma facada ouvir isso. É talvez a manifestação de ódio, talvez a mais dura que é uma pessoa pode passar, é ouvir isso. E eu sinto muito que você passe por isso. A gente passa por isso aqui (Portugal), vê outras pessoas, de outras nacionalidades, passando por isso aqui, nós conhecemos uma argentina, a única argent

ina que conhecemos em Portugal, ela já tem quase 70 anos, e tem uma pequena pastelaria, ela vende doce, bolo e empanada. E ela fala que já tá aqui há quase 30 anos, e ela não tem amigos aqui. Porque os portugueses não gostam dos latinoamericanos, então ela não conseguiu em 30 anos fazer amizade aqui. É muito duro ver um ser humano ser diminuído ou categorizado pelo lado da fronteira em que ele nasce. E acho que as contribuições que você dá pra cultura brasileira, são as contribuições do migrante, que empurra a cultura, empurra a gastronomia. Eu conversei com Lula e, sem ser partidário de nada, ele é um ex-presidente, a grande utopia de Lula é construir uma identidade latinoamericana, forte, conjunta.

Paola – É muito necessário isso, e muitas outras coisas, mas é muito necessário que América Latina, e que foi intenção muito sincera de vários lideres no últimos 15 anos, apesar de todos os erros, mas houve uma intenção disso. O imperialismo americano e o europeu, ele é tão forte, e tão enraizado, que é como o racismo. Você nem sabe que você é, né? Você fala: “não, não sou”, mas eu sou. Eu sou, como não vou ser? Se nasci parte de uma sociedade racista, como assim não sou racista, é claro que eu sou racista. Não quero ser, é diferente de “não sou”, não quero, mas eu tenho certeza que eu sou. Da mesma forma que eu também não quero ser uma latinoamericana que se veste, sei lá, como ume européia, que fala, ou que se movimenta, ou que tem o sotaque de uma européia, ou que imita os seus costumes consumistas do consumismo americano então não posso e não quero ser, mas eu sou. Eu fui criada desse jeito, eu nasci, eu mamei isso nos filmes, nos seriados, nos comerciais.

E eu falaria uma coisa: eu acho que nós latinoamericanos de grandes capitais. O latinoamericano europeizado, o latinoamericano norte americanizado, porque eu acho que se a gente pega tribos indígenas diferentes lugares América Latina, talvez eles mantenham uma identidade muito mais forte a gente é in vitro né, a gente é uma mistura do mundo, de coisas, a nossa pureza não existe, pelo menos não a minha, a minha não, eu não sei, mas eu fiquei muito curiosa para fazer um desses testes de ancestralidade sabe, e eu fiz, foi em Dezembro do ano passado, cara, eu sou 60% caucasiana, 18% judaica, mas eu venho da Europa, não tenho um pelo da América Latina, eu tô falando de uma coisa estranha que é: América Latina. É uma mistureba.

Eu, por exemplo, prefiro muito mais estar na América Latina hoje, do que estar na Europa. Porque eu ficaria muito muito puta com europeu, “você me olha feio?”, ia sair um monte de raiva, e ia sair um filho de um monte de coisa você não tem o direito de me olhar feio, você estragou comigo, você estuprou a minha família inteira, você cagou em cima da minha cabeça, você roubou tudo que era da minha mãe e o meu pai, e você vem me falar que você não gosta de mim? Eu prefiro, sabe, com o Jason a gente fala muito isso, obviamente o Jason tem um apartamento em Londres, e ele tem uma casa muito piquititia no cu do mundo nos Alpes da França, perto da Itália, é muito pequenino, mas tem. Que ele comprou com 5 mil libras, quando ele tinha 18 anos. Ele comprou uma parede, que tinha uma chaminé, e ele construiu o resto em volta, mas a gente tem esse pied-à-terre (kitinete), esses dois dois lugares na Europa, e a gente sempre fala: “nossa, se o Bolsonaro for reeleito, a gente vai para Europa”, ele fala, eu falo: “não’. Sabe porquê não? Porque é só uma questão de distância, não é que a gente vai para Europa, e a gente vai ficar melhor, a merda é exatamente a mesma, a gente só tá um pouquinho mais longe da merda, então eu prefiro ficar dentro dela, eu me sinto melhor dentro dela, honestamente, claro, se a minha família tem ameaça de morte, eu vou ser exilada, e vou continuar enchendo o saco do exílio, mas, na medida que eu possa, prefiro estar na merda mesmo, me sinto melhor do que mais longe.

Mas, olhando pro seu caso, Anderson, talvez você já não precise voltar, porque já não importa mais.

Anderson – sim. A gente finca raízes, e eu quero ter filho aqui. Tenho feito tratamento…o meu filho vai nascer aqui. E você passou por isso. A tua filha nasceu aí. E a grande questão passa a ser essa: voltar pra onde? Não tem mais pra onde voltar. Eu me tornei esse sujeito que sou hoje, porque vim pra cá. A Paola se tornou essa Paola, aí.

E Paola, a gente te considera uma intelectual. Eu penso que você é uma intelectual brasileira, latinoamericana.

Paola – nossa, eu recebo como um elogio, mas eu nem sei se me vejo como uma intelectual. Eu tenho uma amiga, a Winnie Bueno, que diz que intelectual é quem sabe se colocar. Pode ser uma empregada doméstica, mas sabe se expressar, então é uma intelectual. Quem fala palavra bonita é acadêmico. Eu não falo palavras bonitas, mas tento me expressar. Eu sei me conectar aos sentimentos das pessoas, então quando me chamam de intelectual eu vejo mais por aí. Eu acho que eu sou esse tipo de intelectual. Eu de acadêmico não tenho nada. Eu não sei palavras difíceis, mas eu sei de sentimento, e eu me conecto muito com os sentimentos, e é ali que eu consigo falar.

Anderson – E você vem de Morón, certo? Morón é um bairro?

Paola – Morón é um lugar, Morón é um Partido, um Partido muito periférico. Foi onde eu nasci e cresci, hoje é um lugar muito deteriorado. Mas há 48 anos atrás era um bairro periférico, com algumas chácaras, algumas chácaras, e uns sítios, e plantas, uns pequenos centros comerciais, umas grandes avenidas, muito imigrante.

E depois foi virando um dos bairros dos anéis periféricos, era isso, um lugar mais rural e hoje virou um lugar bem deteriorado, eu lembro que a última vez que eu fui a Fran (filha) era bem pequenininha, Fran tinha 3 anos, e eu fui assinar um papel da herança do meu pai que eu nunca recebi, porque meu pai era maníaco depressivo, e ele foi ele foi tirado do espólio da minha avó e o meu avô. Então, por consequência disso, eu também fui tirada. Porque naquele momento teve algum documento que as pessoas que tiraram o meu pai, que era o irmão dele, precisou receber, eles precisaram da minha assinatura. Aí eu tive que ir – me deram 5000 dólares – foi tudo que eu recebi da herança dele, e eu fui pra Morón, e eu cheguei e me assustei muito, aquela coisa, periferia latino-americana, muito, muito, MUITO lixo nas ruas, pessoas descalças, aquele ponto de ônibus com a empregada doméstica bonitinha, que vai trabalhar toda limpinha de camisa branca, com uma menina do lado com a bermuda florida, com a mãe e os quatro filhos do lado, aquela coisa, tudo igual, é igual, porque cara: é igual (a realidade sócio-econômica na América Latina). Mesmo que o Brasil seja muito particular, uma identidade muito forte, se você consegue olhar além das cores, você vai ver que Latinoamerica é uma só.

Então assim, eu venho dali, quando eu nasci não era uma favela, não é uma favela, é um Partido grande, que tem pequenas favelas dentro, que tem comunidades dentro, mas que são periferias pobres, caóticas de Buenos Aires.

Anderson – Eu perguntei de onde você vinha, porque eu escrevi sobre isso, sem fazer média, eu não preciso disso, eu vi você falar do estrogonofe, você falou como se fosse uma das minhas irmãs. A forma como fala, se coloca, raciocina. E a gente se identifica, e identifica o outro. E você não vem de uma elite. E eu acabei identificando essa pessoa, com se fosse a minha irmã, eu sei que você tá gravando, eu sei que tem um script, mas a espontaneidade é o subúrbio, e por isso eu tive essa conexão.

Paola – Sim, eu fiquei impactada quando você falou isso, eu inclusive conheço Madureira, eu sei o que é Madureira. Eu fiquei muito feliz.

Barbara Wolff – Paola, a minha pergunta tem mais proximidade talvez com o teu lugar de origem, porque eu sou do sul, e tenho mais identificação com a identidade portenha que a de São Paulo, onde vivo hoje. Você disse que é 60% caucasiana, 18% judia, veio de Morón, andou o mundo e está no Brasil. Mas o quanto disso tudo tem em você? Porque você é uma pessoa da luta, né? Uma característica portenha.

Paola – sim, eu concordo, concordo com essa leitura, e é uma coisa que eu falei, que é tudo que a gente aprende, sem querer, né. Essa coisa de ser caucasiana é uma questão genética que não significa muito, mas eu entendo muito o que você está falando, concordo muito com o que você está falando. Acho que se a gente for dividir a Argentina, pelo menos assim, da linha dos Pampas pra cima, Buenos Aires, Norte da Argentina, Sul do Brasil a gente faz uma linha com Sudoeste, e depois pega o norte-nordeste do Brasil, são dois países, são dois continentes completamente diferentes, né, o nordeste do Brasil é uma história e o Sul é outra, o Sul do Brasil está muito mais influenciado pela tranquilidade vamos dizer, a calma, a parcimônia, e a aceitação. Uma das coisas que mais me surpreende nesse país, continua me surpreendendo muito, mas muito, assim, todos os dias, já já tirou o meu sono, é a aceitação. Em duas coisas que me surpreende e muito: como é possível que continua se aceitando tudo o que está acontecendo? Isso é uma coisa que eu tenho medo de falar, porque como eu sou uma “pessoa pública”, entre aspas, e eu não falo, eu sou uma pessoa pública por um lado, mas por outro lado sou empresária. Tenho restaurante, tenho duzentas pessoas que trabalham pra mim, então eu tomo cuidado de falar, quando eu falo, eu tenho medo que as represálias vão para elas, pras pessoas que trabalham pra mim.

Eu não entendo como as pessoas não pegaram armas, nesse país.

Eu não faço ideia como as pessoas estão tacando fogo no, desculpa né, eu acho que eu bebi três taças de vinho e eu estou falando que eu, mas eu não faço ideia como que as pessoas não estão quebrando tudo.

Anderson – nem nós.

Barbara – Nem nós fazemos ideia.

Anderson – eu queria muito quebrar tudo. Sinceramente. Essa é a minha maior questão no Brasil. Como que a gente aceita isso.

Paola – Como você vê comunidades inteiras em situação de miséria total, não somente de miséria de não ter acesso à comida, miséria de viver em lugares abandonados pelo Estado, no meio do esgoto, sem acesso à saúde, você vê que a sua família não vai ter nenhum tipo de prosperidade, não existe futuro para você, você nasceu morto, e mesmo assim, você vai lá no Carnaval e você pula, você vai lá no futebol você grita, você vai lá na novela e você chora, e você não põe fogo em tudo, não destrói,não quebra tudo, não mata tudo, eu não entendo.

E eu acho que sim, isso tem a ver com algo que a gente mama, e que eu não sei se eu tivesse, eu não sei onde, em que momento eu peguei isso, mas eu vejo as coisas que acontecem aqui, eu não quero acreditar. Eu não consigo acreditar que ainda estou fazendo um post de”faça doação, as pessoas têm fome”. Eu não consigo acreditar que estou fazendo um post pedindo para a sociedade civil doar dinheiro, como assim, a sociedade civil doar dinheiro? Não é um problema da sociedade civil doar dinheiro, cara, não é possível que a gente esteja pedindo doações, “ow, você pode doar um litro de leite?”, que merda que eu vou fazer com um litro de leite? Não alcança pra ninguém, o problema não é o litro de leite. (Paola engasga o choro) Não é, não é você: “nossa, doei um litro de leite”. Não, o problema é tão profundo, tão profundo.

Então, sim, tem um lado meu que não tem nem a calma, nem a parcimônia, nem talvez a encheção de brasilidade que é essa coisa de não funciona, e não estou falando que brasileiro não reage, porque mudou muito, mudou muito. Os últimos dez anos foram fundamentais,mudou muito. A Marielle morreu, mas é uma semente do cacete, tem um monte de Marielles espalhadas pelo Brasil. Existe um racismo asqueroso nesse país. E tem um monte de gente falando disso e que pode agir, e estamos falando bem, mal, não importa, estamos falando disso. Então as coisas estão mudando, talvez não na velocidade que deveriam, e uma das coisas que me preocupa, é essa sensação de ‘será que tá mudando?’, ou será que estamos, pessoas brancas, nos deixando brincar um pouquinho, porque Black Lives Matter é hype, mas na verdade quando chega o ponto de fazer uma mudança radical, a gente dá um tiro na testa e não acontece mais nada? Eu tenho um pouquinho de medo disso, eu tenho um pouquinho de medo de estarmos apenas num hype. Não sou muito otimista, nos momentos onde eu quero ser otimista eu penso, nossa, ok, então, vamo lá, muitas pessoas aqui não tinham espaço para falar, muitas pessoas que não tinham espaço para criar algum tipo de impacto ou mudança hoje tem, mesmo num governo sinistro como esse, então talvez, se em algum momento a gente mude de governo, talvez essas vozes tenham um pouco mais espaço. Não sou otimista, não sou, não consigo não ser, esse meu lado intelectual que o Anderson fala, quanto mais lê, quanto mais profunda no que seria necessário para algumas mudanças de fato acontecer, acho que não vai acontecer.

Acho que tá muito longe. Tá muito, muito pro caralho do longe. Neu olhar de fora, meu olhar gringo, meu olhar mais argentino, mais do sul, mais do tango, mais da queixa, mais da reclamação, não entenda como a gente pode, como a gente não, como o brasileiro consegue – eu entendo, eu entendo. Eu entendo como a gente canta, samba e dança a tristeza, porque porque está na história do brasileiro, está na cultura do brasileiro, ele só podia cantar a tristeza, mas tem uma hora que tem que quebrar, que tem corrente. Não dá para continuar cantando a tristeza. Não dá para continuar fazendo poesia da tristeza, porque essa tristeza, ela deixou de ser uma tristeza, ela não é uma tristeza, é crime.

Barbara – Nós fizemos uma pesquisa sobre movimentos culturais ligados a juventudes mais politizadas em Buenos Aires, mas de longe percebemos que a juventude argentina se articula politicamente e culturalmente de uma outra forma, diferente do brasileiro, e esse movimento punk na Argentina, muito politizado, foi mais forte que no Brasil.

Paola – Eu não sei como foi aqui, mas foi. O Sumo, Sumo foi incrível. O Sumo era uma banda de um cara que era viciado em heroína que tinha um conhecimento musical enorme, ele realmente vinhas música clássica, e fez música punk, cantava em inglês ,porque tinha morado na Inglaterra, e era viciado em heroína. morreu de overdose,mas eu vou te mandar. Que engraçado. Que engraçado, porque só o latinoamericano consegue entender o punk latinoamericano. Porque são não deixam de ser cópias do que vinha de fora, e uma cópia é sempre uma cópia, e o mesmo elas trazem também uma coisa, que eu acho que a gente conseguiu no rock, no pop, não nas expressões musicais mais de raiz, mais ancestrais, mas nessas manifestações que copiavam as de fora, pra América Latina construir uma identidade própria, e levou muito tempo. Eu comecei a ouvir rock argentino nos anos 80, 85, 86. Era uma bosta, risos, porque não compara com que você pode ouvir hoje, muito mais elaborado, temos hoje que é um pop feito com raízes da Cumbia, raízes do folclore uruguaio, raízes do samba, batidas de candomblé, não tem nada a ver com isso, era uma cópia, uma cópia, vagabunda com sintetizador americano, que era o que a gente conseguia na época, mas isso que é América, né? Um bicho de sete cabeças.

Anderson – tem uma pergunta que eu queria te fazer. Você se vê como educadora? Tipo, ali, no Youtube, ensinando pessoas diariamente, a gente desenvolve uma relação contigo como se fosse da família, e a tua presença passa a ser importante, como você se vê? Você se vê como educadora?

Paola – Eu gosto muito sempre gostei. Foi uma…sempre gostei de nos restaurantes, no restaurante, tive só um, depois o outro, de ensinar e explicar o porquê das coisas, nunca gostei de dar ordem, sempre gostei de envolver as pessoas no processo, de serem responsáveis do porquê das coisas. Porque pra você envolver alguém a ser responsável por quê, essa pessoa tem que entender o que está fazendo. Então, sempre gostei. Você diz: ‘fulano vai lá e descasca a batata desse jeito”. Aí a pessoa ia. Uns segundos depois eu falava: “você não vai me perguntar porquê? Você não vai me perguntar o porquê de pedir pra descascar a batata desse jeito?” Eu sempre gostei de ensinar. E eu acho que o MasterChef me deu um monte de coisas, mas também uma frustração porque a gente não podia ensinar. Não podia falar tudo que eu queria. E eu falo pra caramba, risos. Começo a falar do sal na cebola e vou, porque eu gosto muito de fazer isso, tenho cuidado quando eu estou fazendo, quando eu estou falando, tento me colocar no lugar do outro, então tento ouvir o que eu estou falando para ele, pra ver se ficou claro, se não falei algo de mais, se não precisaria voltar pra trás, se algo não ficou confuso.

Não quero perder a autenticidade, não quero perder, não quero ficar – eu tenho menos da gente ficar, a gente fica confortável demais um lugar, e vira uma personagem, eu não queria ser uma personagem, porque de fato não tem personagem. Tem uma câmera, tem um timing para gravar as coisas, mas na verdade sou eu falando com você, se agora vou começasse a fazer uma receita, ia ser exatamente igual. Eu gosto muito de ensinar, e eu acho, como você falou no começo da nossa conversa, que você falou que parou de ser tão reativo ao escrever sobre a tua raiva, e tentou escrever de uma forma que pudesse se conectar muito mais com a raiz do problema, para ver se um dia pode fazer parte da solução, eu poderia fazer uma coisa; eu poderia pegar uma câmera para falar muito mal do momento de alimentação onde nós estamos, e xingar todo mundo, e xingar a indústria da Alimentação, e xingar a (o Ministério da) Agricultura, e a Tereza Cristina (ministra), ou – ou: eu posso plantar semente do começo que é dizer o que bateu em mim pra eu começar a entender a comida, e depois deixar as pessoas independentes para buscarem elas mesmas o caminho que elas tem com a comida, eu acho que essa é a melhor forma, porque pode ser que uma seja mais impactante, pode ser que uma tenha mais views, pode ser, que tenha mais, que viralize, essas coisas não me interessam, me interessam se é menos, mas é bem feito, eu prefiro. Me interessa plantar a semente de o que você come, importa. O momento de comer importa. O que você é usa a para cozinhar, os ingredientes, eles importam. Eles têm um impacto seríssimo no teu entorno, como você vai se relacionar com ele, e a tua responsabilidade, mas eu tô te contando uma história que talvez alguém não tenha te contado, então eu estou aqui para te contar essa história, é assim que me posiciono, e isso me encanta, isso me encanta, de gravar o programa. Não me importa se a gente tem um milhão, dois milhões, três milhões, me encanta gravar. Porque assim como você falou, e me toca o coração que você fala que a gente sente que você está falando com a gente, eu quero estar falando com você, porque eu quero está falando comigo, eu quero que alguém fale assim comigo quando eu aprender alguma outra coisa, eu gosto eu gosto de bons comunicadores se comunicando bem, eu acho que tem muita gente hoje dando lições nas redes sociais, e poucas pessoas compartilhando conhecimento de forma amorosa, e verdadeira né, conhecimento sério.

Anderson – Tem uma coisa que você falou, que quando você liga a câmera é você lá, inteira, e eu penso no Jason. Porquê que eu penso no Jason, e trago ele pra essa conversa? É porque a interação de vocês é sem filtro, ela é muito o que um casal é. Eu gosto muito da forma como vocês se falam, e me dá uma esperança, porque ainda é possível formar família e relacionamentos duradouros, não importa o tipo. E eu falo com juventude, e é uma juventude ultra-individualista. E eu vejo você Jason vivendo ali uma relação de companheirismo que deve ser muito difícil, mas inerente. Então a minha pergunta é, mesmo dentro do projeto de educação e com a câmera ligada, é um projeto que passa pelo afeto, da valorização de vínculos? De comida pra gente sentar em casa e não por uma disputa de quem cozinha mais?

Paola – É isso. É isso mesmo. Eu acho que o programa me abriu os olhos para um país, para a cultura, para muitas coisas, e eu acho que eu me doei muito pra ele, né, pro MasterChef, tô falando do MasterChef, mas ele começou a me doer um pouco quando as pessoas falavam “ah, isso aí não é MasterChef”. Porque eu tava me lixando se era ou não era. Porque a comida passa por outro lado.

Eu nunca, jamais, eu cozinho há 30 anos, e eu nunca fui uma cozinheira que procurou uma estrela Michelin, que procurou fazer algo surpreendente, o que eu sempre procurei foram as raízes e as conexões que a cozinha pode te dar, então, num restaurante, o quê que te dá? A primeira coisa que te dá? As pessoas com as quais você trabalha, de onde elas vem, quais são os problemas tem, quem que não fez escola, porque que não tem digitais, porque trabalhava numa mina de pedra, porque trabalhava quebrando caroço de cacau, a segunda coisa que te dá é o que, são as conexões com fornecedores, da onde que tá vindo a comida, de onde ela vem? Ah, mas não é muito longe, preciso conhecer os agricultores, tá. Tenho que ir lá, saber de onde vem a porra da beterraba que eu tô usando. Esse foi sempre o meu tesão, foi sempre. Então quando eu estava lá e diziam “isso aí não é o MasterChef”, por um lado eu entendia que fazia algum sentido, por outro eu dizia: foda-se se não for, ele tá se matando pra fazer essa beterraba. Não é isso que me importa, então, sim, eu estou fazendo programa pra ensinar as pessoas a cozinhar em casa, e eu faço isso com muita noção de que eu sou uma mulher branca, rica, privilegiada, tenho uma cozinha liiiinda de morrer, e que tem acesso a todos os ingredientes do universo que você puder imaginar. Então é desafiante saber até onde eu deixo o meu tesão, meu desejo de ensinar e todo o meu conhecimento chegar com o limite, de considerar se pessoas vão conseguir esses ingredientes. Então você pode falar sardinha, não pode falar de atum, você pode falar de alcaparras, alguém talvez consiga um vidrinho de alcaparras e vai administrando ao longo do tempo, mas Paola, você não vai falar de trufa. Não interessa, foda-se a trufa, o que importa é: o que a pessoa consiga fazer agora.

Eu gravei quinta da semana passada, uma coisa que eu amei.

Eu peguei um frango, comprei um frango orgânico, de 33 reais, eu fiz SETE receitas com frango. Eu fiz uma receita com o fígado, com a moela, com os pés, com o pescoço, com a pele, com os ossos, e eu li o rótulo da etiqueta pra explicar porque esse frango custava 33 reais, talvez em alguns lugares 22, quanto que dava pra fazer se voc6e sabe cozinhar, mas entra num lugar que é muito gigantesco e muito complexo, e eu te pergunto: porque que nos tiraram o saber de cozinhar? Pra poder nos vender um monte de merda. Se se você soubesse cozinhar, não só saber, mas tivesse como tirar o tempo pra cozinhar, e nos tiraram a importância de alguém que sabe cozinhar. Porque quando a mulher saiu de casa para trabalhar, ninguém ocupou esse espaço, nós, culturalmente, como sociedade, em nenhum momento se fala: “pera aí, quem é que vai cuidar da família, quem vai cuidar da gente, quem vai nos alimentar, quem vai cuidar do núcleo familiar?”, não precisa ser uma pessoa, podem ser todas, mas o que nos tiraram foi a importância deste núcleo de cuidado, de alimentação, isso tem que existir, acabaram, porque tem indústria, quer comer? Faz miojo. Então eu tenho muita ciência também que quando eu falo: “eu tenho aqui um frango de 30 reais e eu vou te ensinar sete receitas”, eu te juro, Anderson, que eu não sou naif, de achar que todo mundo tem que ficar cozinhando frango, eu sei que as pessoas não tem mais tempo. Então, hoje em dia ensinar a cozinhar é um ato revolucionário. Porque se você faz isso com consciência, e com cuidado, considerando o espaço, o lugar, e as possibilidades que as pessoas que estão aprendendo tem, cê tem que ser muito cuidadoso, você tem que você tem que entrar de uma forma muito gentil, não pode chegar e falar, ah, querido, vamo fazer um salmão hoje, como alguns idiotas – eu fiquei muito brava ontem com uma influenciadora sei lá o quê, sei lá como é que fala, que a pessoa fala: nossa, você não está se esforçando o suficiente. Entende? Isso não é o certo. É ensinar a cozinhar, mas respeitar a realidade do outro.

Anderson – Você falou que foi tirado das pessoas o tempo para que elas cozinhassem. De fato, quando o ser humano cozinha, ele tem o controle da sua evolução. A gente se torna civilização quando se senta numa mesa pra comer. Comida gera saberes, culturas. A importância da comida é muito central. Lá na periferia a comida é de baixa qualidade. Ultraprocessados. Fonte de diabetes, hipertensão, doenças do coração.

Paola – São as doenças atuais, né? Consequências de uma alimentação que entra que tornou a ser humano cliente.

Anderson – Aqui em Portugal, eu vi uma coisa que no Brasil a gente ainda consegue em poucos lugares, mas aqui tem muito, que é o que eles chamam de Tasca. Tasca é um pequeno restaurante, uma cantina, um pai e o filho, não têm empregado eles fazem tudo, pessoalmente, e são os lugares mais concorridos. Posso comer aqui bem em Lisboa numa tasca, mas preciso marcar, ficar na fila, esperar pra sentar, é tudo muito, muito pequeno, uma portinha, e a comida demora para sair, você tem que ir com paciência para tomar um vinho, para comer um pão e para esperar. Outro dia eu fui numa tasca, e tava o primeiro-ministro lá.

Paola – Eu acho que eu quero interromper, eu não gosto de interromper, mas eu vou meter um pé, porque eu fiquei a pensar numa coisa. Olha, nós aqui deste lado do mundo somos os herdeiros de um colonialismo, que criou a escravidão, que criou a servidão. Não tinha isso antes, ou de uma outra forma, mas não dessa forma não a servidão ao colono, que é esse serviço, né. Essa coisa de uma pessoa que precisa de um serviço enorme, então vai ter muitas pessoas que servem. Na gastronomia, hoje, vamos fazer um corte, quando você vai pra Europa e você vai pra tascas, ou cantinas, ou você vai pra alguns lugares na França, onde isso que você falou é muito comum, de restaurante familiar, onde um homem, geralmente um homem na cozinha e mulher no salão, e o filho no caixa, tem muito disso. Onde é barato, onde o cara que pode pagar 9 euros e o ministro que gosta de comer muito bem vai lá, e senta no mesmo lugar, essa coisa que parece tão incrivelmente democrática, está acontecendo naquele lugar, que criou em nós essa cultura, instalou em nós uma cultura completamente diferente, e nós hoje em dia imitamos cultura do serviço, e os clientes reclamam quando não tem serviço. Você acha que ele São Paulo, agora mudou um pouco, mas 10, 15 anos atrás, no restaurante onde você precisava esperar 2 horas pra um prato o cara fazia um puta de um escândalo, “você sabe quem eu sou? Eu sou filho do ministro”. Não é surpreendente, isso?

Paulistano que vai pra uma cantina em Roma e diz: “é maravilhoso, a comida é ótima, de verdade”, o Arturito quando abriu, isso era um restaurante muito mais fixe (hype) que agora, e naquele tempo tinha cliente que iam reclamar comigo na cozinha, porque quando estava chovendo reclamava triste, que o manobrista não entregava saquinho plástico para as meninas embrulharem os sapatos, para não molhar muito o sapato, da rua, até o restaurante, 10 metros. Mas vão pra França é “ó, que maravilhoso, que pequenininho, a gente teve que brigar pra conseguir uma mesa, a comida levou um dia pra sair, mas era um clima europeu ótimo”. Consegue entender?

Isso volta praquela coisa que a gente falou, é colonialismo na veia, porque quando a gente abre um restaurante lá, eles tão cagando para o serviço, eles querem é o conteúdo, aqui querem serviço porque precisam disso pra se afirmar, precisa de um monte de gente pra servir, eu tenho preguiça.

Eu não entendo como as pessoas não pegaram armas, nesse país.

Anderson – é, isso explica a sociedade brasileira. Porque a pessoa tira foto no metrô sujo de Nova Iorque, porque ela acha hype, mas ela não tem coragem de pegar um trem até Bangu. Ou Capão Redondo, onde está o maior grupo de RAP brasileiro. A gente é uma caricatura do colonizador. É a mesma coisa que faz o brasileiro achar que ele é branco. O problema do racismo no Brasil começa quando alguém achou que era branco e decidiu se impor como um. Porque ele não é. Qualquer descendente de alemão quando vai pra Alemanha, lá ele descobre que ele não é branco, nem alemão. Ele só tem a autorização de entrar ali e ficar. E os alemães vão mostrar a ele que ele não é branco.

Anderson – mas eu voltar, a gente tava falando de você e Jason.

Paola – Não é fácil. Os dois somos gringos. Eu falo melhor o português que ele. E acho que agora estamos num ponto de virada. Onde pra mim começa a ser muito importante falar o português. Onde começa a ser muito importante pra ele entender quem é você. Da onde você vem, o que você fez. Quando a gente é gringo, a gente pega as coisas, vai pegando os assuntos, mas a gente não entende de cara o que tá acontecendo, e eu tô cada dia mais com desejo de fazer mais parte daqui, cada vez mais pra dentro, mais profundo, então eu tô num momento de convidar o Jason pra ir comigo. Eu tenho falado mais português com ele, e ele fica meio bravo, mas eu aprendi assim a falar português. Tudo bem, espanhol e português não são tão diferentes que inglês e português. Eu amo o Jason, mas as vezes eu fico puta com ele, peço pra ele falar português e não inglês. Ele é um homem forte, mas quero que ele aprenda mais. Eu quero que ele venha comigo, eu ganho mais que ele, ele tem esse lado da masculinidade ferido, mas todo dia ele tá comigo, abrindo a câmera, trabalhando comigo. Você se apaixonar pela fortaleza do outro, pela fraqueza do outro, eu sou apaixonada por ele, e Jason é apaixonado por mim e pelo Brasil. Ela gosta muito do Brasil, e eu tô pedindo a ele que faça uma imersão maior. Porque a gente não vai embora. A gente vai pra onde? A gente tá no centro do mundo. Se alguma coisa vai mudar, não vai ser em Londres. Vai ser aqui.

Anderson – você entende a tua existência como artística? Eu te considero artista. Você se vê assim?

Paola – Eu queria poder me ver artista…mas não. Acho que eu sou muitas coisas. Eu sou muito pragmática, tem uma parte que é muito organizada. Eu perdi meus pais ainda muito jovem, e antes de perdê-los, eles quase que não estavam, porque os dois eram depressivos, com tendências suicidas, desde que eu me lembro como pessoa, então isso me fez ser muito autônoma, muito responsável, porque eu tinha que tomar conta de mim. Eu acho que artista é alguém que conhece largar. Esquecer do mundo. Eu sou muito organizada, muito séria. Eu gostaria, mas eu ainda sou, algo sempre me traz de volta ao pragmatismo.

Anderson – eu tenho uma notícia boa pra te dar. Eu trabalhei um tempo na Globo, trabalhei com Lázaro Ramos, eu era só um roteirista que chegava na hora. Um dia, meu chefe de redação disse que eu era artista, porque escrevia bem, e PRINCIPALMENTE, chegava na hora. Era uma primeira geração de roteiristas de favela, e eu tava lá. Mandavam eu corrigir meus textos e eu cumpria o prazo. E o Rafael Dragaud disse pra mim: artista é o cara que acorda às 5 da manhã, e chega na hora, esse é o artista.

E ele mudou a minha cabeça sobre ser artista. Tudo na minha vida é organizada. Tudo. Cada post tá organizado num post-it. E ainda consigo pagar conta, cuidar dos cachorros, ainda consigo lavar banheiro, então eu te acho artista.

Paola – então eu sou uma artista, da minha vida.

Anderson – eu acho que é. Você dirige o filme, faz o roteiro, encena, vai pra bilheteria, e ainda paga os outros artistas.

Paola – sim! (risos) Gostei! Promete que você vai escrever essa definição que aí eu colo, eu faço um quadrinho, vou fazer camiseta.

Leveza

Publicado originalmente em 24 de março de 2021,

em Facebook.com/colunadeterca

Quando eu termino de trabalhar, às vezes pela madrugada, eu busco um pouco de leveza.

A vida foi dura comigo em vários momentos, e por isso minha escrita por vezes é tão pesada. Pra fruir a leveza é preciso embriagar-se. Ou de vinho, ou de carinho, ou de comida, ou de Caetano, com aquele sorriso de canto de boca, depois de exilado, como quem dizia: cê não conseguiu tirar minha vontade de rir de você. A leveza do corpo de Caetano, o sorriso deboche, a preocupação apenas com o agora e por qual janela o sol está entrando na sala, isso deixava militares, conservadores, os mal amados, furiosos.

Caetano é uma face da deusa juventude. Tem uma tristeza no sorriso de Caetano. De dores dele, que nunca vamos conhecer, e que ele revela apenas quando e como quer, seja por música, seja por outra foto, olhando pra você, sorrindo de novo. Aquele foto dele com uma sobrancelha levantada, me lembra Dalí, aquilo é uma enciclopédia inteira.

E ao mesmo tempo, leve.

O maior capital de Caetano é ser leve, quando o pau está torando.

Sorrir, com lágrimas nos olhos,

não é definitivamente pra qualquer um.

Então eu vejo, na madrugada, algo que tire de mim a roupa pesada, e me revista de alguma leveza. Que molhe meu corpo tomado pelas chamas do ódio e do mais refinado desejo de vingança, sempre impróprios para o horário.

Eu vejo o programa da Paola Carosella.

E Jason Lowe, seu marido, seu companheiro.

E hoje na madrugada eu vi esse programa, onde Jason faz o Irish Coffee.

Juro pra você que, com prazo de livro, de filme, de textos, de notícias, eu dediquei 10 minutos pra ver esse vídeo duas vezes, e me desligar de vez do mundo.

É curioso ver o que está na camada mais interna desse vídeo.

O Brasil é uma terra feita por pessoas de todo lugar, que chegam a todo momento, desde as que foram forçadas a vir por 388 anos, até as que vieram porque quiseram.

Eu não conhecia Paola, até o dia em que vi seus vídeos. E Paola pode ter nascido na Argentina, mas na verdade, ela é de Madureira.

Paola é como todas as mulheres suburbanas da minha vida. Minha mãe, minhas irmãs, minhas namoradas, amigas. Paola faz comida com um propósito: celebrar o encontro cotidiano. Por isso ela é tão amável. Porque ela não faz comida pra ser a chef mais fodona. Do restaurante mais fodão. Ela faz comida pra me lembrar de onde eu venho, e como a vida e as raízes são importantes.

Como ela consegue fazer isso, sendo argentina? Eu, nascido em Madureira, vivido em periferia, me identificar com ela? Você acha que eu sei a resposta? Eu não sei. Ela é argentina, TAMBÉM. Porque dentro de uma pessoa, cabem muitas identidades, enquanto que no bolso da calça só cabe um passaporte, na alma cabe mil de nós. Ela é do mundo. Ela é subúrbio, sem nunca ter posto os pés lá.

Acho daora o Jason contando a história do Irish Coffee, como quem partilha um segredo empresarial que vai mudar os índices do Ibovespa. Eu sou assim hoje. De vez em quando explico pra um português todas as propriedades mágicas da bananada, vulgo mariola.

É interessante ver o Brasil da leveza, também. Num mesmo dia onde, sabemos, milhares estão no sofrimento, e eu trabalho falando disso há anos, ver um Brasil numa cozinha bonita, com dois brasileiros de sotaque, são apenas outros sotaques, porque todo brasileiro tem sotaque. Menos o carioca. O carioca não. Me respeite.

O programa de Paola e Jason é sobre memórias. Deles e nossas. É sobre amor. Duas pessoas, seguindo juntas, através dos anos. É sobre relações que mudam, ganham contornos, ela ajuda o Jason com as palavras, ele sai falando tudo, ela é mais centrada, ele, sagitariano. Mesmo que não tenha nascido em dezembro, ele é.

E me faz lembrar que somos um povo. O povo do desbunde, o povo cuja história deriva de mil erros. E até agora, poucos acertos. Mas que cabe todo mundo aqui. Nosotros somos brasileños, brazilians, brasilianos, brasileiros. O Brasil não é um país, é um estado da alma. Pode parecer viajem, mas amigo: eu preciso de leveza.

E essas coisas são as que alimentam minha utopia para, há 7 mil quilômetros, continuar amando todas as nossas possibilidades de existir na vida, de forma intrépida. Um dia, o Brasil vai ser um país incrível, cujo passaporte vai ser o sorriso. Bateu na imigração, sorriu, entra, que é brasileiro.

Leveza.

Não conheço nem Paola, nem Jason. Mas recomendo que você assista. Vai te fazer bem. Se fez a mim, homem duro, pode fazer a você.

Entrevista publicada na Edição 30

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