Transformar o Brasil num Portugal?
Leitura: 2 minLi isso outro dia em duas situações diferentes.
Uma, era notícia d’O Globo sobre a importância de o Brasil seguir os feitos de Portugal no que diz respeito à alimentação do povo. Subsídios e projetos governamentais para que as pessoas tenham comida à mesa.
Outra, é parte da fala de campanha de Ciro Gomes. Ele diz (e se você acompanha ao menos os debates, já deve ter ouvido) que quer transformar o Brasil num Portugal em termos de qualidade de vida em 30 anos.
A questão é: eles realmente sabem o que estão dizendo?
E eu abro aqui um parêntese para dizer que eu não troco a vida que tenho em Portugal pela que tinha no Brasil. Me sinto, apesar de tudo, mais segura aqui. E a qualidade de vida do meu filho, é infinitamente melhor.
Mas Portugal, como os outros países da Europa, estão vivendo um fenômeno que não era visto há algumas décadas: a crise. Inflação comendo solta, perda do poder de compra e do ganho real em salários. O modo de consumo está mudando por conta da crise. As parcelas dos financiamentos imobiliários dispararam. O combustível subiu. O gás. Tudo. Isso já faz com que 2 milhões de portugueses vivam em risco de pobreza. São mais de 22% da população do país.
Com isso, aumenta o número de pessoas na fila da pobreza e, consequentemente, de pessoas pedindo nas ruas, de artistas nos semáforos, de barracas de camping que se tornam morada de pessoas na rua e por aí vai.
Eu e minha família, apesar de vermos as contas ficarem apertadas mês a mês, ainda temos uma boa qualidade de vida. Mas isso não reflete a realidade de 20% das pessoas aqui que estão correndo risco de ir pra fila da fome.
Então eu me pergunto: o que efetivamente significa transformar o Brasil num Portugal?
Como se consegue comparar um país com 10 milhões de pessoas com outro que tem 210 milhões? Portugal tem um território que cabe 92 vezes dentro do Brasil. Gostem ou não, algumas coisas nunca serão iguais aqui e aí. Não tentem enganar que não conhece o país europeu. Tem muita coisa boa aqui? Tem. Mas na boa: cês tão mirando pelo caminho errado pra enganar pessoas.