Anvisa adia decisão sobre autotestes de Covid
Leitura: < 1 minG1
Anvisa adia decisão sobre autotestes de Covid para cobrar mais regras e política pública do Ministério da Saúde
Liberação dos autotestes foi pedida pelo Ministério da Saúde diante da explosão do número de casos com a chegada da variante ômicron
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (19) adiar a decisão sobre se libera ou não a venda de testes rápidos de Covid-19 para que a população possa realizar o exame em casa, os chamados autotestes.
Quatro diretores decidiram pelo adiamento para cobrar mais dados do Ministério da Saúde. A liberação dos autotestes foi pedida pela pasta do ministro Marcelo Queiroga diante da explosão do número de casos com a chegada da variante ômicron.
Após a decisão, o ministro disse que vai prestar os esclarecimentos solicitados. Ainda nesta quarta-feira, a Anvisa emitiu uma nota com uma atualização sobre o assunto, e disse que “já iniciou as tratativas com o Ministério da Saúde” e que uma nova reunião está marcada para a sexta-feira (21). Especialistas criticam a visão do ministério e cobram, entre outros pontos, que os testes sejam gratuitos e que a testagem seja ampliada no país.