“Em 100 anos saberá”, diz Bolsonaro
Leitura: 2 minNo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro respondeu a um usuário da rede sobre o sigilo imposto sobre os assuntos polêmicos que o envolvem. O fato aconteceu na última quarta-feira (13), quando Bolsonaro disse que em 100 anos se saberá sobre isso.
O fato é que, novamente, o governo decretou segredo sobre informações que foram solicidadas pela Lei de Acesso à Informação. Tais informações, obviamente, são sobre o próprio Bolsonaro. O rapaz, Lucas Elias Bernardino, fez uma pergunta como resposta a uma publicação do presidente sobre a legalização do aborto. “Presidente, o senhor pode me responder por que todos os assuntos espinhosos/polêmicos do seu mandato, você põe sigilo de 100 anos? Existe algo para esconder?”, disse o homem.
A resposta do presidente foi, pura e simplesmente: “Em 100 anos saberá”.
O governo impôs segredo de 100 anos nas informações acerca de crachás de acesso ao Palácio do Planalto em julho do ano passado. Tais crachás estavam em nome dos filhos do presidente, Carlos Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro.
A revista Crusoé foi responsável por solicitar os dados, ocasião em que a Secretaria-Geral da Presidência afirmou que as informações estavam relacionadas “à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem dos familiares” do presidente.
O mesmo aconteceu em janeiro de 2021, quando o Palácio do Planalto decretou até 100 anos de sigilo ao cartão de vacinação do presidente, numa resposta também a uma solicitação feita pelo jornal O Globo por meio da Lei de Acesso à Informação. Naquele período, o Brasil dava início ao processo de vacinação da população contra a Covid-19, contra a qual Bolsonaro atuou fortemente.
Ainda tem mais períodos de 100 anos na coleção do presidente. Em junho passado, o sigilo foi imposto pelo Exército com relação ao processo interno que verificou a presença do então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, num ato político com apoiadores do presidente no Rio de Janeiro.