Jovem é expulsa de banheiro após ser confundida com homem em Metrô de SP
Leitura: 2 minNa noite da segunda-feira, (11), uma jovem de 21 anos procurou a polícia denunciar uma abordagem dos agentes de segurança do Metrô de São Paulo realizada no domingo, quando a vítima, com cabelos curtos, calça jeans e camisa polo, foi confundida com um homem e acabou sendo arrancada de dentro do banheiro feminino da estação Sapopemba. Uma amiga da jovem gravava a abordagem em vídeo, quando também foi agredida com um tapa na cara. Um dos seguranças foi afastado das funções.
A jovem, Júlia Mendes, estava retornando para casa após um evento com amigos na noite do domingo. Já dentro da estação Sapopemba, estava prestes a embarcar no monotrilho, quando resolveu ir até o banheiro.
Em entrevista à Universa UOL, Júlia relata que, ao entrar no banheiro, ouviu funcionários da limpeza alertarem: “moço, moço não pode entrar aí, não”. No entanto, a mesma virou a cabeça e fez um sinal que achou que seria suficiente para perceberem que ela era uma menina, não um rapaz.
Porém, as funcionárias não entenderam e foram até a equipe de segurança para relatar. Dois seguranças invadiram à força e a retiraram do banheiro, constrangendo-a. Segundo a vítima, um dos seguranças reconheceu que era uma menina e desculpou-se e o outro seguiu sendo agressivo. Após o ocorrido, a jovem resolveu denunciar aos responsáveis da estação, sem ter retorno algum, apenas uma espera sem resposta.
O caso foi denunciado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância por Júlia e seus amigos. O objetivo seria registrar um B.O. por homofobia, mas os jovens foram orientados, na delegacia, a realizar uma queixa como ameaça e lesão corporal, por não ter tido ameaças diretas ao gênero.