Ligação rompeu 3 anos de silêncio entre Flávio Bolsonaro e Queiroz 

Leitura: 2 min

UOL

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o subtenente reformado da PM-RJ Fabrício Queiroz, ex-assessor do parlamentar, voltaram a conversar diretamente em dezembro de 2021. Uma conversa entre os dois, por telefone, foi relatada à coluna por interlocutores de ambos. A ligação entre os dois foi uma retomada de contato e a primeira que se tem notícia após quase três anos do caso da rachadinha, no qual ambos foram denunciados pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio) por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Queiroz foi assessor de Flávio de 2007 até outubro de 2018, antes do fim do segundo turno.

Em depoimento ao MPF (Ministério Público Federal), Queiroz chegou a admitir um encontro presencial com Flávio em dezembro de 2018 para dar explicações sobre o relatório do Coaf, esse seria o último momento em que os dois estiveram juntos antes da ligação. Procurado pela coluna, o senador Flávio Bolsonaro não negou a retomada de contatos com Queiroz. Questionado, disse: “Só não converso com o PT, PCdoB e Psol.”

Já Queiroz disse estar distante dos Bolsonaro. “Em respeito ao MP-RJ, nunca mais falei com com o senador e nem com ninguém da família dele. Apesar de não ter nenhum impedimento em falar com a eles”, escreveu. No entanto, os interlocutores que relataram a conversa à coluna presenciaram o diálogo. Mesmo assim, no entorno dos dois, comenta-se que a relação mudou e Queiroz não tem mais o mesmo acesso que tinha antes do escândalo.

No momento, devido a decisões do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que anularam provas, o caso está em aberto. Há expectativa de um novo pedido de quebra de sigilo na investigação criminal para a continuidade das investigações. Uma medida semelhante já foi feita no ano passado dentro do procedimento cível, que apura improbidade administrativa, e o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio) negou liminarmente, mas o mérito será analisado posteriormente. A conversa entre Queiroz e Flávio ocorreu dias depois da entrevista de Queiroz para o SBT em novembro. Na ocasião da entrevista, Queiroz disse não ter tido mais contato com o presidente ou com o senador Flávio desde 2019, quando o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) identificou movimentações atípicas em contas ligadas a ele. “Eles são meus amigos, sim. E o presidente da República… Ele foi bem claro na primeira entrevista que ele deu logo que saiu esse escândalo. Ele falou: ‘Queiroz é meu amigo, cortei a relação com ele e, enquanto não ficar esclarecido, nós não nos falamos’. Meia palavra basta, não precisa desenhar. Nunca nos falamos, nem com ele, nem com o senador”, afirmou o ex-assessor, amigo do presidente Jair Bolsonaro desde a década de 1980.

Nascemos como uma revista e uma página nas redes. Alcançamos hoje mais de dois milhões de pessoas por mês com revista, site, redes sociais, youtube e rádio. Falamos com brasileiros no mundo todo. Seu apoio é que faz tudo isso acontecer!

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT