Por supostos nudes, homem extorque 400 vítimas
Leitura: 2 minA Polícia Civil do Ceará prendeu um técnico de informática de 27 anos que criou contas falsas a partir de aparelhos celulares de clientes para extorquir mulheres alegando ter fotos íntimas delas. De acordo com o UOL, estima-se de cerca de 400 mulheres tenham sido chantageadas por Matheus Fernandes Alves. O homem foi preso no último dia 08 de abril.
Ele recebia há mais de um ano transferências mensais no valor de R$ 200 de uma das vítimas.
O caso começou a ser investigado ainda em 2020, de acordo com Márcio Gutiérrez, delegado geral adjunto da PC-CE, após a denúncia de uma mulher de Quixadá, no interior do estado, que informou ter sido abordada por um desconhecido no Instagram afirmando ter fotos íntimas da mesma. Marcos Renato, delegado responsável pela investigação, afirma que o acusado “disse que se ela não pagasse, ele ia divulgar essa foto e marcar o nome dela em todas as redes sociais”. O homem pressionava as vítimas a enviar fotos íntimas, de forma que pudesse continuar com as extorsões, após dizer-lhes que tinha “hackeado” a conta delas a pedido de terceiros.
Durante o processo de investigação, a polícia chegou até o suspeito depois fazer inúmeras buscas em grupos de WhatsApp e análises de IPs dos aparelhos que abordavam as vítimas. Matheus tinha um software de computador para disparar mensagens em massa para as mulheres, mas também utilizava número de telefone dos próprios familiares para aplicar os golpes.
Apesar de ter encontrado vítimas em Quixadá, Pacatuba e Fortaleza, a polícia acredita que existam mais vítimas, inclusive de outras cidades, que devem aparecer após a prisão do suspeito.
De acordo ainda com a polícia, o homem negou ser culpado e afirmou que “preferia morrer do que passar as senhas dele”. Só passou a colaborar após perceber que seria preso de toda forma.
Os golpes foram premeditados por Matheus desde 2014. Na época, ele registrou um boletim de ocorrência no qual afirmava que havia sido criada uma conta com o nome dele para pedir fotos nuas de mulheres nas redes sociais.
Ele vai responder por uso de identidade falsa, estorsão, estupro virtual e, possivelmente, lavagem de dinheiro.