Saúde mental

Leitura: 2 min

Falar que uma pessoa é saudável traz a ideia de que ela não está doente, correto? Afinal, nada está errado. Mas é só isso?

Segundo a OMS, saúde é quando a pessoa está em um estado completo de bem-estar, mental físico e social, não apenas a questão do não estar doente, trazendo a percepção do conceito de qualidade de vida, fazendo uma ligação com a definição de saúde, trazendo a necessidades de analisar mente, corpo e ambiente social em que convive para trazer o conceito de saúde do mesmo.

Mas um ponto importante desse bem-estar é a tal da saúde mental, a qual parece ter recebido algum espaço depois desses tempos de pandemia de COVID-19. 

Mas você sabe o que é saúde mental?

Uma pessoa com a saúde mental em dia é aquela que consegue lidar com os obstáculos que podem ser vivenciados durante os nossos dias, sejam eles positivos ou negativos, como conseguir enfrentar novos desafios sem perder a cabeça, lidar com algum problema que possa aparecer, com a tristeza, com o amor, com a alegria, com as mudanças no cotidiano etc.

Estar saudável mentalmente não é um local fixo, mas um processo. Um processo no qual o sujeito compreende que ninguém é perfeito e que às vezes existe a necessidade de pedir ajuda. Aliás, a saúde mental envolve sempre a coletividade e a vida em sociedade. 

A saúde mental está relacionada às reações em cima das necessidades exigidas da vida, suas ideias, ambições e emoções. É aceitar as exigências que a vida traz, estar bem consigo e com os outros acima de tudo e reconhecer seus limites indo atrás de assistência se precisar.

Um passo fundamental, aliás, para saúde mental é ter em mente a seguinte pergunta: o que é saúde mental para você?

#SaudeMental  #CT #PsicoCT

Lucas Gama tem 28 anos, é casado, pai, cristão e aluno de Psicologia. Se considera um aprendiz da vida. Jonathan Cruz cursa o último ano da graduação de psicologia em São Paulo. Atualmente atua na CT como estagiário, gosta de aprender coisas novas e de conhecer lugares que permitam contato com a natureza. Beatriz Bortolotto, 21 anos, é estudante de Psicologia no último semestre, trabalha como Assistente Terapeuta em uma clínica de intervenção comportamental, aprendo mais a cada dia sobre a vida e seus desafios.

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT