Se organizar direitinho…
Leitura: 2 minVocês viram os últimos dados da pesquisa Datafolha? Eu vi e fiquei pensando que, na combinação de tudo, Lula só não ganha se o Brasil sofrer um golpe ou se os bolsonaristas resolverem repetir Capitólio. Se isso acontecer, esquece, porque o nível de desgraça vai ser muito maior. Vide a série de recentes amostras grátis que os bolsonaristas têm nos proporcionado com petista morrendo por conta de festa de aniversário, delegado perdendo a arma por prometer “lutas contra esquerdistas” no 7 de setembro e a lista é imensa, vocês sabem.
O fato é que, de acordo com Datafolha, o cenário é o seguinte:
No 1º turno, Lula tem 47% das intenções de votos contra 29% de Bolsonaro;
Se considerados apenas os votos válidos, Lula vai a 52% e poderia vencer no 1º turno;
Havendo 2º turno, Lula tem 55% das intenções de voto contra 35% daquele outro lá;
53% da população não votaria em Bolsonaro em nenhuma circunstância. 36%, não votariam em Lula;
O atual governo tem aprovação de 28% dos brasileiros e 45% de reprova.
Ou seja, não existe cenário viável em que Bolsonaro, hoje, vencesse as eleições. Nenhuma hipótese. Zero. Porém, contudo, entretanto, ainda faltam pouco mais de 60 dias para o primeiro turno. E até lá, o bagulho vai ficar bem doido.
Isso implica que as pessoas precisem realmente e muito ir votar, pra que o índice de abstenção não seja tão alto quanto em 2018 e exista uma chance real de não termos Bolsonaro 2.0 na presidência. Mas tenha certeza: os próximos meses serão horríveis. Os ataques à democracia só vão crescer. O mesmo vai acontecer com a urna eletrônica, STF, STJ. Squalquercoisa que faça com que Bolsonaro se sinta ameaçado. As agressões e até as mortes por razões políticas, vão se tornar frequentes. O Brasil vai virar um caldeirão. E a gente vai ter que resistir. E não adianta achar que fazer o L com a mão e umas dancinha de tiktok vai resolver, porque não vai.
E, se Lula realmente ganhar, a transição vai ser o inferno. E não adianta achar que todos os problemas do Brasil serão resolvidos num passe de mágica, porque não serão.
Mas temos fé que vai ser como aquela máxima: se organizar direitinho, Lula ganha no primeiro turno. Eis a minha prece.