Sobre Don’t look up

Leitura: 2 min

Se você ainda não assistiu Don’t Look Up / Não Olhe Para Cima, esse texto tem SPOILER!

É o assunto do momento. Bombou na Netflix. Geral falando disso nos últimos dias. Motivo: parece um país aí, com um governo escroto, facista, racista, misógino, machista, genocida e [acrescente aqui a característica que quiser]. E com pessoas cegas. É inspirado nos Estados Unidos da era Trump, mas dá pra identificar os personagens escrotos todos no Brasil. Sério!

Mas o que quero dizer aqui é sobre: a pessoa descobre que vai rolar o apocalipse; não é ouvida; é zoada; vira meme; se torna alvo de todo tipo de deboche; é deixada pra escanteio. ADIVINHA: É MULHER, ÓBVIO!

Interpretada por Jennifer Lawrence, a cientista Kate Dibiasky descobre um asteróide que vai dizimar a humanidade. Avisa seu professor, Randall Mindy (Leonardo DiCaprio). Eles comunicam à presidente da república, Janie (Meryl Streep), que caga pra situação. Além de negacionista, está preocupada com as eleições. Debocha.

Os cientistas vão à TV. Os jornalistas riem daquilo tudo. Ela, Kate, explode e diz aos berros: VOCÊS VÃO TODOS MORRER! Adivinha? Vira meme! O professor vira estrela das redes sociais, capa de revista, o cientista gato do rolê. A forma como Kate é tratada, deixada totalmente como pano de fundo, é tão escrota… E tão real que dá vontade de chorar.

Percebam: enquanto ele é adorado, as mulheres todas querem ele, tá bombando em tudo, ELA É XINGADA NA RUA. Vira meme. HOMEM: dedicado, preocupado com a humanidade. MULHER: doida varrida, histérica.

Seria engraçado, se não fosse trágico. Mas é isso que esse filme faz: esfrega na nossa cara a realidade. Lembra daquele meme dos dinossauros que votavam no meteoro, porque achavam que o mundo precisava de mudança? Esse filme zoa com isso. 

O filme é espetacular. Tem um roteiro sensacional, elenco incrível, se usa de um humor ácido pra tratar temas que tão na pauta: negacionismo, influência das redes sociais, machismo, podridão da política e segue a lista.

Então se você for mulher e descobrir o fim do mundo, já sabe: ninguém vai te ouvir. E nem precisava de Don’t Look Up pra gente saber disso. (Rindo de nervoso)

Nascemos como uma revista e uma página nas redes. Alcançamos hoje mais de dois milhões de pessoas por mês com revista, site, redes sociais, youtube e rádio. Falamos com brasileiros no mundo todo. Seu apoio é que faz tudo isso acontecer!

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT