Independência ou Morte

Leitura: 4 min

Foto: Unsplash

Caminhamos para 199 anos da nossa independência da matriz portuguesa, coisa que Angola só foi ter em 1975.

Sim, a independência do Brasil, em 1822, que se deu com Dom Pedro I, só se realizou em Angola, em 1975.

Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, tiveram domínio português, foram colônias portuguesas, até 1975.

E Pedro I, depois de proclamar a independência do Brasil, foi ser Rei em Portugal, deixando seu filho, Pedro II, no trono. E em Portugal, deixou sua filha, Maria II, como rainha de Portugal,

uma rainha nascida em São Cristóvão, subúrbio do Rio.

Ocorre que, 199 anos depois, na semana da independência, estamos num país destroçado. Em parte, pela escravidão e genocídio indígena começado pelos portugueses, em parte, pela classe dominante brasileira, branca e supremacista, que reproduz o modelo europeu colonialista.

Nesta semana, a bad bateu fudida. Teve dias que eu não queria sair da cama. Pouco escrevi. Eu, que costumo escrever uns 30 textos por semana, nesses últimos 7 dias, se escrevi 10, foi muito.

Uma mulher em Salvador, caiu, de CANSADA de apanhar da patroa. Queridos, eu já vi cérebro pra fora de cabeça estourada de tiro, várias vezes. Já carreguei gente acabada de matar com tiro na cabeça. Eu não sou uma pessoa que surta com cena de violência, mas ESSA CENA DA BABÁ QUE CAIU CANSADA, SEM FORÇA, de tanto que apanhou, eu nunca tive tanto sentimento mau dentro de mim quando vi isso, eu não sei o que aconteceu dentro de mim, essa foi a cena mais desgraçada que eu vi na minha vida. E eu vi muita coisa, porra.

Notícias como uma mulher e seu marido, com QUEIMADURAS DE TERCEIRO GRAU por todo o corpo, depois de tentar cozinhar usando álcool.

Ou de pessoas comprando BANDEJA DE OSSO, por 3 reais, uma bandeja pequena, pra fazer sopa.

Ou do desespero de pessoas diante do aumento inesperado na conta de luz. Ou de pessoas deixando de trabalhar no Uber, porque já não podem mais pagar 7 reais o litro da gasolina. Ou que, no Guanabara, uma rede popular de supermercados no Rio,

em 2018,

5kg de Arroz Ouro Nobre custava 7,95 1kg de mussarela custava 13,99 1kg de Pá, peito ou acém custava 11,98 1 garrafa de óleo de soja Soya custava 2,79

e em 2021,

5kg de Arroz Ouro Nobre custa 19,95 1kg de mussarela custa 25,98 1kg de Pá, peito ou acém custa 26,99 1 garrafa de óleo de soja Soya custa 7,69

ou seja, pra comprar estes itens, em 2018 você gastava 36,71 e hoje gasta 80,61.

Era 36,71 agora é 80,71. A diferença de 43,90.

Lembre, que o salário mínimo em 2018 era 954,00 e em 2021 1.045, ou seja, a diferença foi de 91 reais. Esmola.

Em 2018, o preço do gás de cozinha era 69,00. Agora, 110.

Não estamos falando nem do tempo antes do golpe. Foi golpe, você ainda não aceita, mas foi. Tamo falando do Temer. 2018, logo ali.

As pessoas, algumas que eu conheço, estão pedindo um PIX pra ajudar no gás de cozinha, na luz, alguns negociam o aluguel há quase um ano. Acabou essa parada de comprar uma roupa, um sapato, até remédio tá faltando em casa.

E nesse contexto, no Rio, o transporte público tomado pela milícia na Zona Oeste. A Supervia declarou que perdeu, ela ADMITIU que perdeu NOVE ESTAÇÕES para o crime.

O ramal Japeri tem nove estações que pertencem ao crime, o BRT tem 23.

Pastores chamando pessoas da igreja pra ir as ruas no 7 de setembro. O presidente deixando muito claro que ele é bandido e vai causar a ruptura institucional, e vai morrer gente nisso. Já com quase 600 mil mortos, e as pessoas estão tranquilas porque a média móvel no Jornal Nacional caiu, na semana em que, em 5 dias, foram registrados 180 mil novos casos de COVID só em crianças nos Estados Unidos. Em que os países do norte já estão aplicando terceira dose, falando na quarta.

O sistema Ecovias registrando 4 milhões de carros saindo de São Paulo, vai ser um desastre de contaminação no litoral e interior.

Pessoas totalmente desconectadas da realidade, levantando bandeira do Brasil, dizendo que Bolsonaro vai destituir o STF, homens que vão estar armados, só fazem fotos armados, só postam fotos armados, só fazem lives armados, ELES VÃO estar armados no dia 7.

Então, 199 anos depois, que independência é essa que Dom Pedro proclamou?

199 anos depois, continuamos algemados. Apesar de terem ido embora os portugueses. Nós não soltamos nossas algemas, como povo. Nós não nos emancipamos.

199 anos depois, e talvez estejamos do mesmo jeito, ou pior, que naquele primeiro 7 de setembro.

Continua a escravidão, o colonialismo, a fome, a doença, a miséria e a morte.

Curioso. Porque no discurso de Pedro, era independência, ou morte. Nós não lutamos pela independência, então veio a morte. Morreu .democracia, morreu o orgulho, morreu o povo, morreu a utopia, morreu o Brasil.

Continua o grito de Dom Pedro fazendo algum sentido. Ou lutamos pela independência, ou nos restará a morte. E o outro lado, já está armado.

Escritor e ativista social, nascido em Madureira, Rio de Janeiro. Em 2016 lançou Rio em Shamas, indicado ao Jabuti de 2017, pela Editora Objetiva. Foi roteirista na Rede Globo e Multishow/A Fábrica, colunista da Folha de São Paulo e Metrópoles.

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT