O que uma doença autoimune causa psicologicamente?

Leitura: 2 min

O ocorrido durante o Oscar entre Will Smith e Chris Rock foi discutido em diversos âmbitos, porém, abordaremos aqui o fator psicológico da doença da Jada Pinkett Smith. 

Você conhece a alopecia?

A alopecia areata (AA) é uma doença que acomete homens e mulheres, sobretudo jovens, sendo caracterizada pela perda de pelos em uma ou várias áreas do couro cabeludo, podendo comprometer também a barba, os supercílios e o períneo. Existem diversos motivos para que essa doença aconteça nas pessoas, porém, do ponto de vista da psicologia, a alopecia ocorre quando existe uma forte influência de ansiedade, depressão e desequilíbrio psicológico decorrente de episódios traumáticos agudos, como luto, divórcio e perda de emprego. 

Em algumas pesquisas sobre essa doença em clínicas de psicologia, pôde-se observar que a história de vida da pessoa, quando cheia de conflitos, merece uma atenção especial dirigida à infância. A falta de/ou o contato deficiente entre mãe e filho pode favorecer o aparecimento de enfermidades de pele. O estado emocional da criança com alopecia areata frequentemente está alterado, apresentando relações de afeto que não consegue ser sustentável e marcadas por acontecimentos insatisfatórios. Alguns exemplos desses conflitos são: desmame traumático, sentimento de abandono e perda dos pais que favorecem a carência afetiva materna e paterna e podem compor um quadro de neurose de abandono. 

O que isso tem a ver com a esposa de Will? Que a doença dela é bem mais complexa do que simplesmente uma queda de cabelo, ela teve traumas ou conflitos na infância? Não sabemos, porém, é necessário o conhecimento e informação do que uma doença autoimune causa e o cenário contextual que indica caminhos de intervenção e cuidado.

Fora os impactos que podem causar a doença, precisamos nos ater ainda ao impacto na qualidade de vida por conta da autoestima e autoimagem abaladas pela realidade do processo da alopecia, afinal, entre outras pontos, sabemos do impacto estético e representativo que cabelos têm em nossa sociedade. 

#PSICOCT #AUTOIMUNE #SAUDEMENTAL

Lucas Gama tem 28 anos, é casado, pai, cristão e aluno de Psicologia. Se considera um aprendiz da vida. Jonathan Cruz cursa o último ano da graduação de psicologia em São Paulo. Atualmente atua na CT como estagiário, gosta de aprender coisas novas e de conhecer lugares que permitam contato com a natureza. Beatriz Bortolotto, 21 anos, é estudante de Psicologia no último semestre, trabalha como Assistente Terapeuta em uma clínica de intervenção comportamental, aprendo mais a cada dia sobre a vida e seus desafios.

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT