Paraíso ecológico está sob ameaça

Leitura: 2 min

Alcatrazes é um arquipélago localizado no litoral norte do estado de São Paulo. Formado por cinco ilhas maiores, sendo a principal denominada Ilha de Alcatrazes, possui 2,5 km de extensão e 170 hectares de área. Esse local é bastante rico em biodiversidade. Há diversas plantas nativas, é o sítio reprodutivo de aves, além de ter répteis ameaçados de extinção, como um tipo de jararaca (Bothrops alcatraz).

Mas esse paraíso brasileiro corre, novamente, o risco de ter a sua paz abalada. O local já foi utilizado como área de treinamento durante a ditadura militar. Em 2004, houve um incêndio causado por disparo durante o treinamento militar, que resultou na destruição de 20 hectares de mata nativa e na morte de milhares de animais.

Em 2013, devido à pressão de ambientalistas, a Marinha suspendeu os tiros em Alcatrazes. O local recebeu proteção legal ao ser decretado como Refúgio de Vida Silvestre e tornou-se a segunda maior unidade de conservação da Marinha. A visitação por turistas passou a ser permitida no final de 2018, mas com desembarque proibido.

No entanto, em novembro de 2021, a Marinha do Brasil anunciou que retornaria com os exercícios militares, desconsiderando completamente as recomendações de ambientalistas e conservacionistas. De acordo com o ofício de nº 116/CASOP (Centro de Apoio a Sistemas Operativos), a ação com tiros de canhão de embarcações está prevista para os dias 16 e 17 de agosto na segunda maior ilha do arquipélago, Sapata.

Como forma de protesto, moradores e ambientalistas se uniram e organizaram um abaixo-assinado que já conta com mais de dez mil assinaturas. Você também pode assinar acessando o link Manifesto pela preservação de Alcatrazes. (avaaz.org). Segundo os ambientalistas, as datas do treinamento coincidem com o período reprodutivo de aves e peixes, além da migração de baleias. E isso pode causar um grande impacto à fauna silvestre mesmo sendo realizado na Ilha de Sapata.

Conforme o Estudo do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres, as perturbações em época reprodutiva podem causar até 75% da perda de filhotes. Além de ser um dos berçários de peixes mais importantes, o arquipélago também abriga uma população de 10 mil aves, sendo 93 ameaçadas de extinção e 20 espécies endêmicas, ou seja, que só ocorrem naquele local. Por conta disso, Alcatrazes é conhecida como “Galápagos do Brasil”.

Mulher negra oriunda do interior do Estado do Rio de Janeiro. Professora, pesquisadora, revisora e feminista antirracista. A correria faz parte de sua vida, porque na barriga da miséria nasceu brasileira.

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT