PORTUGAL

Leitura: 3 min

Fonte: Pixabay

Portugal seguiu países da Europa e reabriu fronteiras para brasileiros. Portugal foi além, e disse que aceita Coronavac. Embora precise do PCR e da quarentena. Aí o patrão de Portugal ficou maluco e disse NÃO PRECISA DE VACINA, porra nenhuma, só vem.

Eu fiquei olhando.

De cara, achei que tinha que escrever pra brasileiro não animar em vir, só porque as blogueira de Goiás fica fazendo Heels comparando Portugal com Brasil, louvando, como uma esparra, o preço dos vinhos que ela nem bebe, e não conta que dorme debaixo de uma caminhonete de coleta de esgoto, ao lado de um gambá, perdão, um francês que ela catou pra namorar e dizer pra família que casou com europeu.

Aí eu disse: gente, gente. Abriu, mas pera lá. Isso aqui é Inhaúma da Europa. Povo pendura roupa na janela, vive de salário mínimo, é um país de gente idosa, umas véia fofoquera que fica nas esquina FALANDO DE TODO MUNDO, razão pela qual NÃO EXISTEM CÂMERAS DE SEGURANÇA EM LISBOA – porque as véia já vigia todo mundo. País sem indústria, sem petróleo, sem usina hidrelétrica, sem requeijão, sem motel.

SEM MOTEL.

Não tem MOTEL em Portugal. MOTEL, EME Ó TÊ É ELE. Motel. NÃO TEM.

Porque motel é coisa que não tem em país onde todo mundo é de família católica.

E todo mundo fala mal de todo mundo. Se tu não tá sendo mal falado em Portugal, ainda não venceu na vida. E no departamento da maledicência, não importa se é português, brasileiro, indonésio. O povo aqui fala mal de todo mundo. Esse povo é filho das véia da esquina. Então, pense.

Um lugar onde tela de celular se chama ECRÃ DE TELEMÓVEL. Povo muquirana pra caralho, se junta pra fazer protesto contra mal trato de animais, e deixam os africano morrer de fome e desalento nas rua.

Português gosta de falar de meio ambiente, verde, veganismo, bicho, mas não gosta de pagar as conta do passado. Ele finge que não tem. O SERASA tem um nicho de mercado gigante aqui, só uma dica.

SERASA podia entrar na cobrança dessa dívida. Porque se a gente finge que não deve ao SERASA, leva torada no rabo. Então, SERASA. Aqui a taxa administrativa é em euro. Bota aí 300 anos, por baixo, e negocia o juros no Feirão Limpa Nome.

Se Portugal tá aceitando até o bicho sem vacina, quando a esmola é muita, o santo desconfia.

Eles sabem que brasileiro gasta.

Vamo entrar aqui e reaquecer o turismo. Já aumentaram o preço das passagens.

Então, se você tá com o cu pegando fogo de vir pra começar nova vida, fique atento. Procure saber como anda o desemprego em Portugal, procure saber onde vai morar, quanto vai pagar. Porque aqui, se não mora nos centros, vai viver esperando ônibus, que demora 1 hora pra passar. Se tem trem ainda é melhor, mas há intervalos de MEIA HORA, isso parece estação de Realengo, no domingo a tarde, é um trem de manhã, outro a noite.

Pesquisa antes de vir.

A taxa de desemprego tá em 6,7%. É alto. A Alemanha está em 3,8%. Portugal tem 10 milhões de habitantes, dos quais, 4 milhões estão empregados.

Os outros 6 milhões, aposentados, crianças e outros grupos, incluindo os economicamente ativos e desempregados.

E ainda tem a xenofobia e o racismo. Vem. Mas vem pronto.

Escritor e ativista social, nascido em Madureira, Rio de Janeiro. Em 2016 lançou Rio em Shamas, indicado ao Jabuti de 2017, pela Editora Objetiva. Foi roteirista na Rede Globo e Multishow/A Fábrica, colunista da Folha de São Paulo e Metrópoles.

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT