Queria ter a coragem que você tem de mostrar seu corpo

Leitura: 2 min

Pode não parecer, mas essa frase é muito preconceituosa. Porque ela é sempre dita pra corpos gordos ou fora do padrão. Pensa aqui comigo: cê acha que a Paolla Oliveira ouve das pessoas que ela tem uma coragem danada de ficar mostrando o corpo dela de biquíni? Claro que não, né? As pessoas só dizem que querem ter um corpo igual ao dela. Mas uma gorda, né….puta coragem.

E vocês ainda acham que isso é elogio e que a gente tem que agradecer. Como se eu precisasse de coragem pra mostrar meu corpo. Eu preciso de coragem é pra conseguir amar o meu corpo num mundo que o despreza tanto e que faz de tudo para que eu o odeie. Isso sim.

Quando você elogia a suposta coragem que tenho de mostrar meu corpo, você já subentende que o meu corpo nem era pra tá sendo exibido, percebe? Que eu preciso ser corajosa pra querer expô-lo. E assim é que passamos anos odiando nossos corpos, alimentando a indústria de procedimentos estéticos, o mercado de cosméticos e os cemitérios.

É incrível como o corpo gordo não tem direito a nada: nem a se amar! E quando a gente se ama, apesar de todos os pesares, tem que ficar ouvindo essas coisas. Tem que ainda ficar agradecendo “elogio” porque vocês acham que tão nos fazendo um grande favor. Vocês se acham melhores que todo mundo quando conseguem elogiar um corpo como o meu. Esse corpo em que só se apontam defeitos e que me ensinaram a odiar desde cedo.

Das duas uma, sempre: hiperssexualização ou invisibilização. Ou você me vê como mero objeto sexual, ou você não me acha digna nem de sexo, que dirá de afeto e dignidade.

Eu precisei de coragem pra desconstruir o padrão de beleza, pra conseguir enxergar a beleza que há no meu corpo e pra parar de me odiar. Eu preciso de coragem todo dia pra fazer essa pequena revolução de me amar e viver nesse mundo em que corpos como o meu (e maiores que o meu, principalmente) não têm cabimento nem direitos; em que pessoas se matam todos os dias pelo formato de seus corpos e onde odiá-los e discriminá-los ainda não é um crime consolidado nas leis, mais ainda no pensamento das pessoas. Agora, me amar e exibir meu corpo? Isso tem sido muito fácil, vocês é que se odeiam tanto, que ainda não entendem como é possível. 

Nascemos como uma revista e uma página nas redes. Alcançamos hoje mais de dois milhões de pessoas por mês com revista, site, redes sociais, youtube e rádio. Falamos com brasileiros no mundo todo. Seu apoio é que faz tudo isso acontecer!

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT