Racismo: mais um caso isolado

Leitura: 2 min

Na noite deste domingo (03), tivemos mais um “caso isolado” de racismo. O ato aconteceu no prédio Brise Vergueiro que fica localizado na Rua Guanabara, em São Paulo.   

Lews Barbosa postou em suas redes sociais um vídeo em que denuncia moradores do prédio por cometer racismo. No vídeo, Lews relata que inquilinos se dirigiram à sua família como “macacada”. Além do ato racista, também houve insultos homofóbicos, como “chupa viado”, direcionados ao irmão de Lews, que usava uma camisa do time de futebol São Paulo.

De acordo com a lei n° 7.716/89, é considerado crime qualquer ato que resulte de preconceito de raça, cor ou etnia. No entanto, Eduardo Barbosa, irmão de Lews, quando foi denunciar o caso, acabou sendo preso. 

Eduardo acionou a polícia com o objetivo de denunciar o ato racista. Os policiais chegaram ao local, mas o dono do apartamento se recusou a sair. Com isso, os policiais afirmaram que não poderiam fazer nada diante da situação.

A omissão da polícia acarretou em uma discussão com Eduardo, que faz uso de cinco medicamentos por conta de problemas psiquiátricos e possui laudo médico. Diante da discussão, outras viaturas foram acionadas para levar Eduardo para a delegacia. Ao todo, cinco carros da polícia foram ao local para deter um único indivíduo que tinha como objetivo denunciar um crime previsto em lei: o racismo.  

Os laudos não foram levados em consideração e Eduardo segue detido na 26° Delegacia de Polícia, na região de Sacomã, em São Paulo.

Observamos mais um “caso isolado” em que o agredido é colocado como agressor simplesmente por tentar exigir com que a lei cumpra o seu papel.

Assista ao vídeo em que Lews denuncia o caso:

https://www.facebook.com/100000500870607/posts/5833498736676764/?d=n

Mulher negra oriunda do interior do Estado do Rio de Janeiro. Professora, pesquisadora, revisora e feminista antirracista. A correria faz parte de sua vida, porque na barriga da miséria nasceu brasileira.

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT