A cultura do entorpecimento e o mercado da cura
Leitura: 2 minToda morte por chá de ahayuasca revela a tragédia que resulta da apropriação cultural e do vazio das pessoas. Chá de Santo Daime ou ahayuasca, é a mesma coisa. Os cara toma, passa uma noite sob efeito da bebida.
Micael Amorim, de 26 anos, morreu durante um ritual de consumo de ahayuasca, no litoral paulista.
Tem vários erros aí. O Metrópoles divulgou um ÁUDIO de Whatsapp, onde um homem explica com detalhes e tira o corpo fora.
Ou seja, se você vai pro Daime, te prometem o céu.. Se você surta, a culpa é sua. O que eles podem fazer é BOTAR RAPÉ no teu nariz, e esperar que você se resolva. Não tem pessoas da área da saúde. Não tem um procedimento médico de emergência. É tudo “na mão de Deus”. Tem os “xamãs” experientes, e seus seguidores. Tá.
Aí o cara soca substâncias, morre, e a culpa é da vítima.
O tal do Daime segue ileso, porque a comunidade que banca essa brincadeira é BRANCA, e protege seus caprichos de adulto.
O cara testemunhou o assassinato do Micael, e disse, cheio de eufemismos, que “o irmão desencarnou”, “ahoy”.
A nossa sociedade está imersa na cultura do entorpecimento. ‘Xamãs’, que pra mim tem o mesmo valor que um pastor da Universal, dizem que não é entorpecimento, é transcendência espiritual. Teu cu. Seja no álcool, na maconha, na comida, no sexo, na busca pelo prazer, nós estamos pesando a mão nas coisas, quando deveríamos FAER TERAPIA, como fator associado a qualquer prática.
Não queremos ENCARAR NOSSOS PROBLEMAS e lidar com a dor. Então buscarmos uma saída mentirosa. Seja a igreja, seja o chá.
Gente. Até quando vamos fugir dos problemas? Chá não tem respostas, a igreja também não tem. Até quando vamos TERCEIRIZAR NOSSAS RESPOSTAS?
Uma merda. Neo-xamânicos são uma vergonha. A erva não tem culpa, vocês tem. E nós, enquanto sociedade, temos. Precisamos nos entorpecer menos, e falar mais.
Antes de ir pra um lugar de “cura” e prazer, gente. Vai na terapia. A resposta tá sempre dentro.
É dor. É muita dor envolvida. Mas a resposta tá dentro. Não em chá. Não na Bíblia.