A sexualização infantil na campanha da Balenciaga

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Bom, eu não sou exatamente uma grande fã do mundo da moda, muito menos do mundo da publicidade, mas não posso deixar de comentar mais esse caso “isolado” de “erro” numa campanha publicitária.

A Balenciaga é uma das marcas mais famosas e caras do planeta, tendo representantes pelo mundo como a Gkay, aqui no Brasil, e a Kim Kardashian nos EUA.

Tudo veio à tona quando a Balenciaga divulgou, na última quarta-feira (16), o lançamento da Balenciaga Objects, linha a ser lançada na primavera de 2023 e que inclui dezenas de novos produtos, desde artigos para a casa, roupa para animais de estimação e perfumes. Junto aos objetos, crianças.

A coleção foi apresentada numa campanha chamada “Balenciaga Gift Shop” e fotografada por Gabriele Galimberti. Nela, dezenas de produtos Balenciaga são encenados em volta de crianças vestidas com a linha infantil da Balenciaga. Até aí tudo bem, se a marca não tivesse incluído fotos dessas mesmas crianças com ursinhos de pelúcia vestidos com acessórios fetichistas e de sadomasoquismo.

Porra, mermão, será mermo que a gente tem que explicar o porquê disso não ser maneiro? Que isso sexualiza crianças quando as associa e faz com que elas sejam fotografadas segurando itens de fetiche? A Balenciaga, claro, como todo bom branquinho, já correu pra se desculpar e dizer que tirou as fotos da campanha de suas redes.

Enquanto isso, pessoas mundo afora passaram a apontar EM OUTRA CAMPANHA, a do verão de 2023, com figuras como Nicole Kidman e Isabele Ruppert, detalhes das fotografias do ensaio. Em uma das fotos, o livro que aparece em detalhe é do artista Michael Borremans, que tem como trabalho mais famoso a obra “Fire From The Sun”, onde crianças aparecem nuas em uma espécie de ritual. Em outra, um documento da Suprema Corte dos Estados Unidos, que é só uma decisão que reverte uma parte da Lei de Prevenção de Pornografia Infantil de 1996, com a justificativa da liberdade de expressão. UÉ.

Kim Kardashian e Gkay já se pronunciaram contra, mas esperaram um tempinho pra ver o que iam perder. A Balenciaga entrou na Justiça de Nova York contra o produtor de set Nicholas Des Jardins e a empresa de produção North Six, envolvidos na criação de imagens da campanha de primavera 2023. A grife pede indenização de, no mínimo, US$ 25 milhões ou R$ 134 milhões, por “falsa associação” entre a Balenciaga e “o repugnante e profundamente perturbador tema da decisão da Corte”, ou seja, a pornografia infantil.

A North Six se recusou a comentar as alegações da grife. Já a agente de Nicholas Des Jardins, Gabriela Moussaieff, disse ao jornal que os documentos utilizados na campanha foram alugados e que todos da Balenciaga estavam no ensaio e presentes para cada clique, além de trabalharem na edição de cada imagem em pós-produção. O site The Business of Fashion havia anunciado no começo do ano que entregaria o prêmio Global VOICES de 2022 ao diretor criativo da Balenciaga, Demna e retirou o prêmio depois do caso.

Agora, eles vão parar de vender? Num vão. Kim Kardashian falou que vai pensar como vai ficar a parceria com a marca, apesar de “ser mãe de quatro crianças e ter ficado chocada com a campanha”. Gkay afirmou que a grife cometeu um “erro inenarrável” e provavelmente não vai mais usar o vestido de 200 mil euros que encomendou à Balenciaga para usar em seu aniversário, mas segue com seus produtinho e inclusive inspirou-se na bolsa saco de lixo da marca pra fazer os convites de seu evento.

O que revolta não é só uma campanha dessa passar batida por uma cadeia de pessoas e aprovações. É isso ainda ser louvado e estimulado na nossa sociedade. Nunca vou entender esse fascínio de gastar 10 mil num tênis, 40 mil num casaco, pra “estar na moda”. Ou por querer ter agora o que nunca teve, como argumenta a Gkay. O que que precifica essas coisas?

Cês vão dizer que eu tô exagerando, mas que valores são esses nesse ramo publicitário e propagandista que incute ideias e dita estilos e comportamentos pelo menos desde o século XVII, só que antes promovido pela Igreja ou pelo nazismo?

E vem Balenciaga em 2022, dizer que não tinha reparado na própria campanha? Que tá maneiro criança e fetiche sexual na mesma foto?

NUM F0DE.

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