ANS autoriza reajuste em planos de saúde
Leitura: < 1 minA Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou na última quinta-feira (26) o reajuste de até 15,5% dos planos de saúde individual e familiares. A decisão deve ser publicada nesta sexta-feira. É o maior reajuste já aprovado pela agência reguladora nos últimos anos.
Até então, o maior reajuste tinha sido de 13,57%, em 2016, conforme dados da ANS. A Associação Brasileira de Planos de Saúde diz que o reajuste real não atinge 15%, uma vez que, em 2021, houve uma redução de 8% nas mensalidades.
No entanto, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) diverge da posição das empresas e alega que o reajuste negativo do ano anterior ocorreu porque as empresas tiveram gastos bem menores, mas continuaram a ter lucros altos.
O aumento nos preços dos planos de saúde ocorre em um momento de extrema vulnerabilidade, em que as pessoas se encontram em um cenário de endividamento. Vale lembrar que houve aumento no preço dos alimentos, remédios, serviços e custo de vida no geral, o que tem dificultado a vida dos brasileiros que sobrevivem com um salário mínimo.